Soluções diferenciadas.

Gerenciamento de LogsGerenciamento de Logs


As redes corporativas geram volumes imensos de dados em forma de logs de mensagem. Existem diversas formas de logs: registros de auditoria e logs de eventos para citar dois. A principal função de um gerenciador de logs é coletar os dados, agregá-los, analisá-los e retê-los à longo prazo, bem como criar relatórios e pesquisá-los.

Existem diversas discussões acerca das semelhanças entre um gerenciador de logs e um SIEM. É normal definir que os gerenciadores de logs recebem unicamente logs e os SIEM são ferramentas mais sofisticadas que podem acessar sistemas, buscar informações, dados e configurações muito além do que os logs oferecem. Em muitos casos, o gerenciador de logs é parte de uma solução completa de SIEM.

Os motivos que levam utilização de um gerenciador de logs são diversos, desde preocupações com segurança dos sistemas e da rede até regulamentações e melhores práticas. Um sistema de gerenciador de logs enfrenta diversos desafios. É necessário lidar com grandes volumes (centenas de gigabytes por dia em uma grande empresa), diversidade de formatos de log, falta de documentação em formatos proprietários e falsas entradas.

Implementação do gerenciamento de logs

Existem 5 níveis para a implementação de um sistema de gerenciamento de logs: